História



A Sociedade Filarmónica Ermegeirense (SFE) foi fundada no dia 5 de Março de 1882. Apesar de não existirem comentários documentados sobre a fundação da sociedade, a história que nos chega até hoje é que esta foi fundada por habitantes da Ermegeira que pertenciam a uma banda filarmónica sediada na aldeia vizinha de Maxial. Esta filarmónica terá sido relocalizada na Ermegeira para evitar as deslocações entre as duas aldeias.

Desde a sua fundação, a Sociedade Filarmónica Ermegeirense mostrou ter uma influência importante no desenvolvimento de uma comunidade essencialmente agrícola, criando a estrutura necessária para poder disponibilizar as bases de uma educação musical e fomentar uma experiência valorizante a todos as pessoas interessadas em partilhar os seus valores.

Nos últimos quarenta anos, a Banda de Música da SFE teve o privilégio de ser dirigida pelo Maestro Álvaro Reis, grande contribuidor no desenvolvimento da SFE através da sua participação contínua na nossa Escola de Música, mas também enquanto compositor reconhecido, divulgando através do seu trabalho o nome da Sociedade Filarmónica Ermegeirense.



Se tiver documentos, fotos, gravações, recortes de jornais ou qualquer outro tipo de informação histórica sobre a SFE, pode nos fazer chegar estes elementos através do nosso email: geral@sfe.pt





Os nossos parceiros privados e institucionais:
Parceiro privado
Parceiro privado
Parceiro institucional
Parceiro institucional