Escola de música


Uma escola aberta a todos!

Em 2017, o currículo da escola de música da SFE foi inteiramente repensado para modernizar e diversificar o seu funcionamento. Localizada no Centro Social da Ermegeira, a nossa escola é dirigida a pessoas de todas as idades que queiram aprender música, tocar um instrumento e talvez mais tarde fazer parte da nossa banda filarmónica. As inscrições estão abertas todo o ano!

Venha visitar-nos e assista a uma aula gratuitamente!

Início das aulas no dia 6 de Outubro de 2018


Cinque Terre
Cinque Terre
Cinque Terre
Cinque Terre
Cinque Terre
Cinque Terre

Aulas e disciplinas

Música para bebés

Iniciação musical I (4 aos 6 anos)

Educação musical I (7 aos 9 anos)

Educação musical II (a partir dos 10 anos)

Educação musical III (para músicos da banda)

Classe de conjunto

Coro

Instrumentos

Flauta transversal

Clarinete

Saxofone

Trombone

Bombardino e tuba

Trompete e trompa

Percussão


Música para Bebés

Tendo como fio condutor a música, o projecto de música para bebés procura proporcionar um espaço ideal para o desenvolvimento de várias competências do foro motor e cognitivo mas também social, e de expressão artística em bebés dos 0 aos 3 anos de idade (inclusive). O acompanhamento de cada bebé por familiares e amigos nas sessões é fundamental para a criação desse espaço ideal e para dar as boas vindas aos acompanhantes à nossa comunidade escolar, da banda, e do Centro Social. Os destinatários deste projecto são bebés e famílias mais felizes, criativos, disciplinados, compreensivos… Cidadãos mais sensíveis para a vida em geral.

Iniciação Musical

A música acorda áreas no cérebro de uma criança que devem ser utilizadas e desenvolvidas para que cresçam e se tornem adultos melhores a todos os níveis. Competências como a compreensão, a paciência, a resiliência e a autodisciplina, bem como o desenvolvimento da memória, motor e cognitivo, e de alguns conceitos musicais simples, são fins deste projecto que procura fornecer bases preciosas a alunos dos 4 aos 6 anos (inclusive) de uma forma descontraída, divertida e em conjunto. Vamos aprender a brincar!

Educação Musical

A partir dos 7 anos de idade os alunos começam a ter aulas de Educação Musical onde se adquirem as bases essenciais para qualquer prática musical. O treino auditivo, o desenvolvimento de competências rítmicas, melódicas e harmónicas, de leitura, de escrita musical, conteúdos teóricos, estes são os objectivos desta disciplina que são abordados de forma gradual e em articulação com o resto do currículo dos alunos.

Classe de conjunto

Fazer música em conjunto é uma das maiores fontes de satisfação e motivação que qualquer músico pode sentir. Nesta disciplina juntamos todos os alunos a partir do nível I de Educação Musical num momento de aprendizagem descontraído que é um pronúncio da experiência que os espera quando atingirem um dos objectivos da sua aprendizagem na escola de música – a sua inclusão na banda filarmónica.

Cinque Terre
Cinque Terre
Cinque Terre


Cinque Terre
Cinque Terre
Cinque Terre


Os nossos parceiros privados e institucionais:
Parceiro privado
Parceiro privado
Parceiro institucional
Parceiro institucional