Proposta Educativa
O Movimento Filarmónico tem como objectivo ajudar os jovens a desenvolver as suas capacidades para se tornarem membros activos e responsáveis na sua comunidade. Tendo por base as capacidades musicais de cada um, esse desenvolvimento resulta progressivamente numa maior independência e autonomia. Assim, não chega ouvir “como se deve fazer”, ou ver outros a fazer. Para aprender é necessário experimentar, sentir, concretizar sozinha/o, estar na situação.
A aprendizagem deve ser um processo dinâmico e activo de participação, não passivo de observação.
Uma Sociedade deve, então, proporcionar oportunidades pedagógicas que façam a união entre os dois mundos que habitamos: o interior e o exterior. Não só adquirir competências aplicáveis ao quotidiano do dia a dia, no trabalho, escola, etc, mas também ajudar-nos a compreender o que é ser um ser humano e o que nos torna diferentes do resto da vida animal: a imaginação e a empatia, cujo cultivo em contexto filarmónico gera criatividade e intuição.
Uma Sociedade deve também conectar-nos uns aos outros sob uma mesma ideia de beleza estética, abrindo os nossos horizontes para o desconhecido, estimulando a nossa sensibilidade. A Sociedade é Filarmonia, do grego philos – amor – e monia – de harmonia, que ama a harmonia no seu grupo.
No grupo, cada elemento é uma melodia: melos canção ou linha melódica. Da junção de todas as linhas melódicas individuais, resulta uma Harmonia, ou, Filarmonia.
Na Sociedade/Filarmonia existe sempre a dicotomia entre a descoberta pessoal e a partilha de grupo, entre o eu e o todo, a melodia e a harmonia, o Solo / Tutti. Esta, tal como num Concerto, é composta por um diálogo entre secções solisticas e secções de orquestra, vive da convivência e da ponte entre as duas dimensões, sempre sem privilegiar uma sobre a outra, em pura harmonia.
Percurso aconselhado
Aulas de instrumento
Aulas individuais semanais com um professor do instrumento, para desenvolvimento de técnica e competências específicas do instrumento escolhido.
Horário flexível a combinar com o professor.
+
Banda juvenil
Integração num dos grupos de classe de conjunto:
Banda juvenil: ao sábado, com alunos mais novos ou que já têm alguma experiência com o instrumento;
Horários aos sábados
Classe de conjunto
16h00 - 17h30
Projetos artísticos e ensaios com o grupo de alunos da escola de música.
Ensaio de banda
18h00 - 20h30
Ensaio semanal da banda dedicado à criação dos projetos da Temporada Filarmónica e Cultural da SFE.
Assistir aos ensaios da banda é uma forma de motivação e definição de objetivos para os alunos.
Horário de semana
Toda a semana
Aulas individuais de instrumento com o horário e dia a combinar com os professores.
Atividades gratuitas de enriquecimento
Os alunos da SFE têm acesso gratuito a oportunidades únicas de crescimento:
- Acesso a toda a Temporada Cultural
- Oficinas de diversas áreas para um desenvolvimento pessoal holístico e completo
- Visitas de estudo
- Aprendizagens sobre produção de palco, som e luz
- Acampamento anual
- Participação em eventos com a banda
- Masterclasses e estágios externos
- Oportunidade de participar em projetos artísticos únicos e com apresentações fora de portas, como por exemplo no Teatro-Cine de Torres Vedras ou no Festival Contrapasso